Curso Para Otários

Outro dia um aluno meu me consultou sobre um novo curso numa área “da moda” – coaching. Para opinar fui me informar. Vasculhando este e outros cursos de “formação em…” me deparei com uma enxurrada de cursos que promovem, divulgam ou vendem o “o que” mas, infelizmente não entregam o que é mais importante, o “como”.

Você se inscreve num curso, num MBA, numa Universidade para adquirir competências que farão a diferença no mercado que pretende atuar. Na imensa maioria das vezes, depois de pagar e pagar muito bem, o que você vai ter acesso é a um monte de conteúdo, apostilas e aulas teóricas. Quando o curso termina, você até pode ter aprendido muitos “o que” mas sai com muito poucos “como”…

O mercado de cursos vende conteúdos mas não entrega processos, vende teoria mas não entrega competências práticas. E como é que se adquire as ditas competências? Por esforço e iniciativa pessoal, exposição sistemática às situações de trabalho e muito feedback de gente mais experiente. Nos ensinaram a matemática, geografia, português etc. Nunca nos ensinaram a estudar, menos ainda a aprender o que se estuda.

Abra um canal de vídeos, faça buscas na internet, redes sociais. Você vai encontrar anúncios e anunciantes vistosos e motivados (alguns nem tanto) tentando vender a ideia de que o produto/curso deles vai mudar sua vida e seus resultados. Quando você tenta aprofundar um pouco e resolve entender melhor como tal produto/curso vai fazer isso, vai dar com a cara num muro. Não há uma clara explicação de como é este “como”. O o que vem fácil, o como é vago, indefinido e propositalmente confuso. Quando mais confuso melhor, assim você não entende e não questiona…

Com “tal” processo “você vai superar seus medos”, com “tal” treino “você vai ganhar mais dinheiro”, com “tal” material “você vai se tornar mais…”. Cuidado com anúncios e anunciantes deste tipo. Não que não possa haver algum que entregue o “como” depois de prometer o “o que”. Exceções honrosas existem. Ainda assim são só exceções. Uma última reflexão: se isso existe em campos tão antigos como faculdades e cursos tradicionais, o que se dirá de atividades mais recentes, “da moda”, como “coaching”, “desenvolvimento pessoal”, “terapias comportamentais”, “auto ajuda” e até mesmo da minha área de atuação, a “Programação Neurolinguística-PNL”…

Por isso, muito cuidado para não se inscrever para um Curso para Otários porque isso sim eles entregam, um reluzente e carimbado Diploma de Otário.

Escreva seu comentário

* Campos obrigatórios